O Poodle é um dos cachorros mais populares do mundo. Além de ser brincalhão, alegre e divertido!
A origem do Poodle
A raça tem registros de mais de 400 anos, em pinturas e esculturas.
Existem várias teorias que explicam a origem do Poodle. A principal teoria afirma que a raça surgiu na Alemanha, sendo chamada de “pudel”, que significa “cão da água”.
Quais são os tipos de Poodle?
O Poodle apresenta quatro variações de tamanho. Todos os tipos de Poodle compartilham características como cores e pelagem. No que se refere ao tamanho, eles são classificados da seguinte maneira:
- Poodle Toy ou Poodle Micro Toy: pesando até 4,5 kg e medindo cerca de 30 cm de altura;
- Poodle mini ou anão: pouco maior do que o Poodle toy, pesando até 8 kg e altura de até 35 centímetros;
- Poodle médio: é o tipo de Poodle mais comum e fácil de se encontrar. Seu peso chega a 12 kg e a altura fica entre 35 e 45 centímetros.
- Poodle grande ou standard: também conhecido como Poodle gigante, esse cachorro foi o que verdadeiramente deu origem a todos os outros da raça. O peso corporal do Poodle pode chegar a 15 kg, com uma altura variando entre 45 e 60 centímetros.
PELAGEM
A pelagem do Poodle é bem característica. Cacheados, macios e fartos, os pelos do Poodle possuem cores são as mais variadas, podendo ser branco, preto, marrom, cinza, abricó e fulvo avermelhado.
A manutenção exige escovação apenas uma vez na semana, para evitar a formação de nós (que são bem doloridos e podem criar um verdadeiro emaranhados em poucos dias).
CURIOSIDADES
- Popular em todo o mundo, o poodle se tornou o pet de várias celebridades, como: Walt Disney, Elizabeth Taylor, Rihanna, Katy Perry, Elvis Presley e Chopin.
- No Brasil, a raça se popularizou na década de 1990.
- Em diversos locais, especialmente na Europa, as pessoas costumavam utilizar os poodles na busca de trufas, um alimento de grande valor comercial.
SAÚDE
Por ser um cão que vive muito tempo, geralmente eles são bem saudáveis, sendo acometidos por doenças que atingem animais com idade avançada, como:
- Doenças nos ossos: Com a idade, os ossos do cão começam a se desgastar e patologias, como displasia de quadril, luxação de patela e degeneração da cabeça do fêmur.
- Catarata: É uma doença que acomete cães idosos. Ela atinge o cristalino, deixando a sua superfície mais nebulosa, prejudicando a visão do animal.
- Otite: Uma inflamação muito comum que acomete os ouvidos dos cães.
- Hipotireoidísmo: A doença hormonal pode danificar as articulações e músculos do animal, aumentar o seu ritmo cardíaco e causar mudanças de comportamento no cão.
- Cuidados: Como todo cão, é necessário que você cuide da saúde e do bem-estar do seu poodle para garantir sua longevidade.
- Olhos: Por lacrimejar muito, é comum que estes cães fiquem com o acúmulo de sujeira na região dos olhos, sendo necessária a higienização com um pano úmido todos os dias.
Também é comum da raça poodle apresentar “lágrima ácida”
- Banhos: Apesar dos cães da raça Poodle amarem água, o excesso de banhos pode prejudicar a sua pelagem. O ideal é realizar o banho a cada 15 dias, para evitar que o cloro danifique a raiz dos pelos.
- Exercícios Físicos: Como outras raças, os poodles possuem muita energia acumulada e necessitam de atividades diárias. Por essa razão, é altamente recomendado que você passeie e brinque com seu cãozinho regularmente.
Como ter um poodle?
Adoção é sempre a melhor escolha! Sempre busque em ONGs a possibilidade de encontrar um companheiro para adoção. Caso decida comprar, procure um canil certificado para garantir um ambiente seguro, livre de maus-tratos e possíveis doenças para o seu animal de estimação.
Gostaria de ter um? Já teve um amigo desta raça?
Texto escrito por: Agência Pet e Revisado por equipe Veterinária do IBOEV