Manual da raça: maltês

Manual das Raças: Maltês

Uma das raças mais antigas (e fofas) do mundo!

Origem

Embora o maltês tenha este nome por uma referência a Ilha de Malta, onde possui relatos de seu surgimento. Estima-se que tenha surgido no ano de 500 a. c.

Existem informações registradas sobre esta raça em escrituras de Aristóteles, na Grécia e também informações registradas por Egípcios.

Inicialmente, na antiguidade, o maltês tinha a função de caçar ratos, já que seu tamanho era ideal para a tarefa de acessar esconderijos onde estes roedores se mantinham.

Características gerais

Porte: pequeno

Altura: 25 a 28cm

Peso: 2-4kg

Idade: 15 anos

Pelagem: longa, lisa e macia

‌Pelagem


Pode ser todo branco (mais comum) ou branco com tons de marfim com tons sutis mais escuros na região das orelhas e das patas.

‌Características físicas

Possui o corpo pequeno e alongado, cabeça levemente mais longa que o focinho. Expressão marcante e olhos cor de ocre escuro.

É uma raça que não é muito forte nem resistente por conta de sua composição corporal.

Pode ocasionalmente apresentar problemas de obesidade, assim, é importante que faça atividades físicas condizentes com sua estrutura física para manter uma boa saúde.

Personalidade

Possui uma personalidade enérgica. O maltês é super ativo. Ama brincar, se divertir e receber carinho. É fácil de ser adestrado, principalmente durante a infância.

Também aprende uma certa rapidez a respeitar a hierarquia da casa, se adapta facilmente a rotina.

Não enfrenta problemas significativos em termos de socialização; no entanto, é importante proporcionar um período de adaptação antes de permitir que ele interaja livremente com outros cães.

Para manter a pelagem macia, precisa ser escovado diariamente. Isso também evita que os pelos embolem.

Conhecidos por serem cãezinhos carinhos e leais, ideai para ambientes internos e convívio familiar, saiba tudo sobre a raça: Maltês.

Saúde

Embora o maltês possua uma saúde muito boa e com pouca predisposição a doenças, é importante estar ciente de que existem algumas doenças típicas da raça, como:, existem algumas doenças que são típicas da raça, como:

  • Complicações cardíacas
  • Cansaço excessivo
  • Tendência a ao sobrepeso (por isso precisa de uma alimentação saudável e de qualidade em conjunto com atividade físicas)
  • problemas hepáticos
  • Problemas de pele
  • Luxação da patela

Doenças oculares mais comuns da raça:

  • Glaucoma
  • Atrofia progressiva da retina
  • Obstrução dos dutos lacrimais

Você sabia?

É uma das raças mais antigas de que se tem registro!

É uma raça tão popularmente conhecida que diferentes artistas retratam-no em diferentes obras. Artistas como Francisco Goya e Sir Joshua Reynolds.

Como ter um maltês?

Sempre que possível, tente procurar em ONGs para adoção. No entanto, se optar por comprar, assegure-se de buscar um canil certificado profissional. Isso garantirá que seu novo companheiro provenha de um ambiente seguro, livre de maus tratos e possíveis doenças.

‌Gostaria de ter um? Já teve um amigo desta raça?

Texto escrito por: Agência Pet e Revisado por equipe Veterinária do IBOEV

Feedback
Feedback
Como você avalia sua experiencia no site?
Encontrou algum problema? Informe aqui.
Seguir
Digite seu email se você gostaria de ser contactado com esse feedback.
Voltar
Enviar
Obrigada por enviar seu feedback!