Uma das raças mais antigas (e fofas) do mundo!
Origem
Embora o maltês tenha este nome por uma referência a Ilha de Malta, onde possui relatos de seu surgimento. Estima-se que tenha surgido no ano de 500 a. c.
Existem informações registradas sobre esta raça em escrituras de Aristóteles, na Grécia e também informações registradas por Egípcios.
Inicialmente, na antiguidade, o maltês tinha a função de caçar ratos, já que seu tamanho era ideal para a tarefa de acessar esconderijos onde estes roedores se mantinham.
Características gerais
Porte: pequeno
Altura: 25 a 28cm
Peso: 2-4kg
Idade: 15 anos
Pelagem: longa, lisa e macia
Pelagem
Pode ser todo branco (mais comum) ou branco com tons de marfim com tons sutis mais escuros na região das orelhas e das patas.
Características físicas
Possui o corpo pequeno e alongado, cabeça levemente mais longa que o focinho. Expressão marcante e olhos cor de ocre escuro.
É uma raça que não é muito forte nem resistente por conta de sua composição corporal.
Pode ocasionalmente apresentar problemas de obesidade, assim, é importante que faça atividades físicas condizentes com sua estrutura física para manter uma boa saúde.
Personalidade
Possui uma personalidade enérgica. O maltês é super ativo. Ama brincar, se divertir e receber carinho. É fácil de ser adestrado, principalmente durante a infância.
Também aprende uma certa rapidez a respeitar a hierarquia da casa, se adapta facilmente a rotina.
Não enfrenta problemas significativos em termos de socialização; no entanto, é importante proporcionar um período de adaptação antes de permitir que ele interaja livremente com outros cães.
Para manter a pelagem macia, precisa ser escovado diariamente. Isso também evita que os pelos embolem.
Saúde
Embora o maltês possua uma saúde muito boa e com pouca predisposição a doenças, é importante estar ciente de que existem algumas doenças típicas da raça, como:, existem algumas doenças que são típicas da raça, como:
- Complicações cardíacas
- Cansaço excessivo
- Tendência a ao sobrepeso (por isso precisa de uma alimentação saudável e de qualidade em conjunto com atividade físicas)
- problemas hepáticos
- Problemas de pele
- Luxação da patela
Doenças oculares mais comuns da raça:
- Glaucoma
- Atrofia progressiva da retina
- Obstrução dos dutos lacrimais
Você sabia?
É uma das raças mais antigas de que se tem registro!
É uma raça tão popularmente conhecida que diferentes artistas retratam-no em diferentes obras. Artistas como Francisco Goya e Sir Joshua Reynolds.
Como ter um maltês?
Sempre que possível, tente procurar em ONGs para adoção. No entanto, se optar por comprar, assegure-se de buscar um canil certificado profissional. Isso garantirá que seu novo companheiro provenha de um ambiente seguro, livre de maus tratos e possíveis doenças.
Gostaria de ter um? Já teve um amigo desta raça?
Texto escrito por: Agência Pet e Revisado por equipe Veterinária do IBOEV