Manual das raças - Labrador retriever: Diversão em 4 patas

Manual das raças – Labrador Retriever: diversão em quatro patas!

Conheça a raça de cachorro mais popular do mundo no início dos anos 1990!

Origem

Criado no século XIX no Canadá, o labrador é um dos cachorros mais populares do mundo. Sempre muito amável, amistoso e obediente, ele se destaca hoje em dia como um excelente cachorro para a família

Pelagem

O labrador possui uma pelagem curta, mas bem volumosa. As quedas de pelo podem acontecer especialmente durante os climas mais quentes.

 Embora o labrador dourado seja o mais comum de todos, existem também as variações no preto, chocolate e até na cor branca. 

Personalidade

Extremamente sociais: amorosos com as pessoas e convivem muito bem com outros cães e animais domésticos.

  • Alegre
  • Companheiro
  • Sem nenhum traço de agressividade
  • Inteligente
  • Facilmente adestrável
  • Paciente
  • Adaptável a qualquer ambiente e rotina

Curiosidades

“Labrador” significa “trabalhador” em espanhol.

A origem de seu nome pode ter vindo da sua função de trabalhador, uma vez que pescadores de bacalhau contavam com a ajuda do Labrador para recuperar os peixes que escapavam da rede.

Embora todos os cães tenham um olfato apurado, os labradores têm um faro excepcional. Eles conseguem encontrar vítimas de avalanches enterradas sob seis metros de neve e podem detectar odores que mesmo algumas das nossas tecnologias mais avançadas não conseguem encontrar.

 Pode chegar a 20 km/h em uma corrida.

É um dos mais recomendados para terapias e assistência a deficientes.

A raça chegou a ser extinta em Terra Nova, Canadá, devido a restrições e impostos governamentais. Por sorte, volta de 1820, visitantes se encantaram pela raça e o levaram para a Inglaterra. Foi o que salvou a espécie da extinção no restante do mundo.

Faro

O Labrador Retriever é um excelente nadador, pois possui membrana interdigital em suas patas, o que torna o nado mais rápido.

Saúde

O Labrador costuma ser um cachorro saudável, porém problemas genéticos são comuns na raça.

Possui predisposição à displasia coxofemoral e de cotovelo, catarata, atrofia progressiva de retina e miopatia da cauda. Porém, levando seu pet com frequência a consultas veterinárias, seu pet seguirá saudável, disposto e alegre.

A obesidade é muito comum na raça por isso é importante oferecer a quantidade de alimento necessária; como também incentivar seu pet a praticar exercícios físicos. 

Possui muita propensão à otite, por isso é importante cuidar bem das suas orelhinhas.

Como eles mudam de pele muitas vezes ao ano, é importante a escovação dos seus pelos diariamente para evitar descamação da pele.

Como ter um Labrador?

Tente sempre procurar se não tem algum para adoção, mas caso realmente vá comprar, procure um canil certificado e profissional. Assim você garante que não houve maus tratos aos pais do filhote que você está adotando. E além disso, um canil certificado toma mais cuidado para que as doenças não sejam passadas pelas gerações.

Texto escrito por: Agência Pet e Revisado por equipe Veterinária do IBOEV

Feedback
Feedback
Como você avalia sua experiencia no site?
Encontrou algum problema? Informe aqui.
Seguir
Digite seu email se você gostaria de ser contactado com esse feedback.
Voltar
Enviar
Obrigada por enviar seu feedback!