Um companheiro gentil e gracioso, com uma velocidade impressionante!
Origem
Sua origem data do século XVIII, ao norte da Inglaterra. Acredita-se que esta raça seja resultante do cruzamento entre o greyhound/galgo com terries.
Foi utilizado como caçador de coelhos e também treinado para capturar pequenos animais.
Muito utilizado nos dias de hoje como cão de corrida, sendo considerado uma das menores raças a competir. Também é uma excelente raça para companhia, já que é muito carinhoso.
Saúde
Não costumam apresentar problemas graves de saúde. Contudo, apesar de serem cães musculosos, os cães dessa raça possuem predisposição a fraturas e luxações de suas patas devido a seus membros finos.
Um outro fator importante é o de sua pele. Os whippets possuem uma pele muito fina, por isso, ao brincar com outros animais podem facilmente se machucar com unhas e dentes deles. Por conta do fator de sua pele fina, também são sensíveis a temperaturas extremas.
Doenças oculares mais comuns da raça
Os Whippets, apesar de serem uma raça saudável e atlética, podem ser predispostos a algumas condições oculares, incluindo:
- Membrana Pupilar Persistente
- Catarata
- Degeneração Vítrea
Essas condições oculares exigem atenção e cuidado para garantir que o Whippet mantenha uma boa qualidade de vida.
Exercícios Físicos
São corredores natos e são melhores nos exercícios físicos em comparação aos exercícios mentais.
Possui uma aparência específica, um corpo bem desenhado, musculoso e um pescoço longo e fino. Toda a sua estrutura foi desenvolvida estrategicamente, assim como os galgos. Sua estrutura física desde seu corpo até o crânio possibilitam com que consiga correr velozmente.
Como ter um whippet?
Procure um canil profissional certificado para garantir que seu novo companheiro venha de um ambiente seguro e livre de maus-tratos.
A criação responsável é essencial para garantir a saúde e bem estar do seu whippet.
Conteúdo mensal e exclusivo da Agência Pet
Texto escrito por: Agência Pet e Revisado por equipe Veterinária do IBOEV