Manual das raças - Lhasa Apso

Manual das raças – Lhasa Apso

Uma Raça Encantadora de Elegância e Lealdade!

Origem

O Lhasa Apso é uma raça canina originária do Tibet.

Considerado um cão sagrado nesta região.

A raça foi criada partir do cruzamento entre o Spaniel e o Terrier Tibetano e foi desenvolvida para proteger os templos e alertar aos moradores sobre qualquer sinal de movimentação externa. Sua aguçada audição e latido agudo o tornam um excepcional cão de alarme.

Esses cães de porte pequeno e pelagem longa são conhecidos por sua aparência elegante, personalidade cativante e histórico de serem cães de companhia.

Características Físicas

Tamanho: Os Lhasa Apsos são cães de porte pequeno, medindo cerca de 25 a 28 centímetros de altura na cernelha.

Peso: O peso varia de 5,4 a 7,3 kg, sendo os machos geralmente um pouco mais pesados do que as fêmeas.

Pelagem: Possuem uma pelagem longa, densa e resistente, que cai em linha reta pelo corpo. São conhecidos por não soltarem muito pelo.

Cores: O Lhasa Apso pode ser encontrado em diversas cores, incluindo dourado, mel, creme, cinza, preto e branco.

Idade:  A expectativa de vida média de um Lhasa Apso varia entre 12 e 15 anos. Porém, lembre-se que cada cãozinho é único e alguns podem viver até mais de 15 anos com bons cuidados, alimentação adequada e acompanhamento veterinário regular.

Temperamento: Com uma personalidade peculiar, alguns podem até achar a raça temperamental.

Protetores: apesar de seu tamanho pequeno, são excelentes cães de guarda, pois estão sempre em alerta e desconfiam de estranhos.

Podem ser possessivos com tudo que consideram valioso, seja com brinquedo, comida, lugares da casa ou membros da família. 

São extremamente leais e adoram passar tempo com a família e são conhecidos por serem cães de colo e companhia.

Curiosidades

  • História Antiga: Os Lhasa Apsos é uma das raças mais antigas do mundo, com registros históricos que datam de mais de 2.000 anos.
  • Significado do Nome: “Lhasa” refere-se à cidade de Lhasa, capital do Tibet, e “Apso” significa “cabelo de cabra” em tibetano, em referência à sua pelagem.
  • Cão de Templo: No Tibet, acreditavam que os Lhasas Apsos eram a reencarnação de sacerdotes dos templos.
  • Em 1933, Suydam Cutting, naturalista que estava de visita na cidade de Lassa, capital administrativa da Região Autônoma do Tibete, ganhou de presente do Dalai Lama dois Lhasas.
  • O Lhasa Apso mais velho: Embora a expectativa da raça seja em média de 15 anos, o Lhasa Apso mais velho morreu aos 29 anos.
  • Turma da Mônica: Sabe o Floquinho, o cachorro do Cebolinha, da Turma da Mônica? Aquele verde mesmo. Ele é um Lhasa Apso! Aquele montão de pelo na cara representa bem essa raça tão peludinha. 
  • Um cão que traz sorte: Acredita-se que quando você ganha um Lhasa Apso, você está recebendo um amuleto da sorte.

Cuidados

O Lhasa Apso possui uma pelagem espessa e protetora, que o ajuda em temperaturas quentes e frias.

Escovação: Devido à sua pelagem longa, os Lhasa Apsos requerem escovação regular para evitar o emaranhamento e nós dos pelos. Recomenda-se escová-los diariamente.

Banhos: Dar banhos a cada 2 a 3 semanas ou seguindo a frequência recomendada pelo Médico Veterinário. É importante secar bem a pelagem após o banho para evitar problemas de pele.

Exercício: Apesar de serem pequenos, eles são cães ativos que necessitam de exercícios diários. Passeios diários e sessões de brincadeiras são considerados essenciais para mantê-los saudáveis e felizes.

Problemas de saúde comuns: Algumas doenças que podem afetar os Lhasa Apsos incluem displasia da anca, problemas oculares como cataratas e atrofia progressiva da retina, problemas renais e alergias de pele.

Como ter um Lhasa Apso?

Adotar é sempre a melhor escolha!

Procure por ongs e abrigos antes de comprar. Se optar pela compra, certifique-se de adquirir de um canil profissional e certificado, garantindo um ambiente seguro e livre de maus tratos. A adoção é um compromisso de longo prazo, e um Lhasa Apso encherá sua vida de alegria e gratidão.

Você já teve um amigo Lhasa Apso? Gostaria de ter um?

Texto escrito por: Agência Pet e Revisado por equipe Veterinária do IBOEV

Feedback
Feedback
Como você avalia sua experiencia no site?
Encontrou algum problema? Informe aqui.
Seguir
Digite seu email se você gostaria de ser contactado com esse feedback.
Voltar
Enviar
Obrigada por enviar seu feedback!