Brincalhão, carinhoso, muito sociável e um ótimo companheiro para crianças pequenas!
ORIGEM
Inicialmente, o Cocker Spaniel Inglês e o Cocker Spaniel Americano eram considerados uma só raça.
O primeiro a surgir foi o Cocker Spaniel Inglês, originado na Inglaterra por volta do século XIV.
Em 1946, levaram o Cocker Inglês para os Estados Unidos e passou por pequenas alterações físicas.
Com as diferenças físicas e de personalidade as raças foram separadas e reconhecidas, dando origem ao Cocker Spaniel Americano.
O Cocker Spaniel Inglês é um cachorrinho classificado como do tipo esportista, possui um instinto caçador mais forte do que a versão americana e precisa de muito exercício.
Inclusive, o nome “Cocker” foi originado pelo uso destes cães para a caça de um tipo de galinha selvagem, chamada Woodcock e como caçador, sua função era espantar a ave para que os caçadores conseguissem abatê-la em vôo.
CURIOSIDADES
A cadelinha Lady do filme A Dama e o Vagabundo, é um cocker americano, apesar do público associar ao Cocker Spaniel Inglês, que é o mais popular na América Latina.
No livro The Intelligence of Dogs de Stanley Coren o Cocker Spaniel Inglês ocupa a 18ª posição entre as raças mais inteligentes.
PERSONALIDADE
Os cãezinhos dessa raça são cheios de energia, alegria e entusiasmo sempre prontos para brincar e se divertir com sua família. O cocker spaniel inglês é um animal que ama a interação com o homem e está sempre disposto a receber muito carinho.
Tão carinhoso que o poeta inglês Geoffrey Chaucer, autor dos Contos de Canterbury, escreveu em um de seus contos que o Cocker Spaniel Inglês é um animal muito afetuoso.
Eles adoram correr, brincar e se divertir. E fazer atividades físicas e mentais diariamente é essencial para eles!
PELAGEM
A pelagem do Cocker Spaniel Inglês é lisa e sedosa e as cores são as mais variadas, podendo ser: sólidas, como preto, dourado, chocolate e castanho; particolor, como as combinações entre o branco e o preto ou tricolor, como preto, branco e castanho.
O Cocker Spaniel Inglês precisa de escovações constantes para manter os pelos sempre bonitos e bem cuidados. Pelo menos três vezes por semana para remover os pelos soltos.
SAÚDE
O Cocker Spaniel Inglês, em geral, é um cachorro muito saudável! Por outro lado, pode acabar enfrentando algumas questões de saúde, assim como qualquer outra raça.
Quadril: a displasia do quadril é uma doença genética que causa uma espécie de anomalia na formação do encaixe do quadril.
Joelho: a luxação da patela compromete as articulações do joelho (geralmente das pernas traseiras).
Olhos: o cocker tem propensão a desenvolver problemas oculares, como a atrofia progressiva da retina, glaucoma e catarata. Esteja sempre atento aos olhos de seu cocker spaniel inglês e, caso note qualquer alteração, leve-o a um veterinário.
Como ter um Cocker?
Você pode adotar ou comprar um cão da raça Cocker Spaniel Inglês em um canil certificado e idôneo.
O que você achou do Cocker Spaniel Inglês? Gostaria de ter um? Já teve um amigo desta raça?
Texto escrito por: Agência Pet e Revisado por equipe Veterinária do IBOEV